Resultados Científicos: Para além do efeito placebo, um artigo do PubMed confirma que a acupuntura tem resultados em doenças de Crohn em casos leves e moderados da doença. (Acupuncture and moxibustion in the treatment of ulcerative colitis: a randomized controlled study.)
A Retocolite Ulcerativa (RCUI) junto com a doença de Crohn faz parte das chamadas Doenças Inflamatórias Intestinais (DII). Sintomas incluem sangramentos, diarréias e pus.Considerada uma doenças auto-imune de causa desconhecida com fatores genéticos da ordem de 20%, é uma doença que tem tratamento difícil na medicina convencional sendo a cirurgia uma opção comum de tratamento.
As teorias mais aceita para a origem da doença é a de que o sistema imune reage a uma bactéria intestinal provocando a inflamação constante na parede intestinal.
Longe de querer esgotar a etiologia da doença que encontra-se bastante difundida na internet, vamos tentar discuti-la à luz da Medicina Oriental.
De acordo com a medicina chinesa, o intestino grosso é um orgão FU que tem como função principal levar os residuos para excreção. Suas funções são dependentes do baço principal Zang responsável pela atividade digestiva de transporte e transformação dos alimentos. .
As causa internas pode ser falta do Qi do Estômago, ou deficiência do Yang do Baço, invasão do Fígado sobre o Baço, e colapso da energia do Baço.
En função do sangramento temos em mente o baço debilitado em sua função de reter o sangue. O sangramento também pode indicar a presença de calor.
Alguns pontos indicados podem ser:
- Hegu IG.-4
- Zhongwan REN-12
- Dachangshu B-25
- Tianshu E-25
- Shangjuxu E-37
- Yinlingquan BP-9
- Zusanli E-36
- Sanyinjiao BP-6
- Yinbai BP-1
- Geshu BL-17
- Pishu BL-20
- Guanyuanshu BL-24
- Qihai REN-G
Hegu é o ponto yuan do intestino grosso.
Dachangshu e Tianshu combinam a técnica de pontos Mo e Back-shu para regular o intestino.
Yinlinguar e Sayinjiao drenam a humidade do sistema digestivo e trata diarréia.
Zusanli para fortalecer o baço e fortalecer o yin e o sangue.
Yinbai é um ótimo ponto para interromper sangramentos com moxa direta.
Geshu ponto mestre do sangue.
Pishu ponto shu do baço para tonificar o baço.
Qihai também para tratar o sangramento.
Outro ponto destacado é BaiHui DU-20 que tem atuação no sentido de elevar o yang e tratar os afundamentos do qi do baço.
Tratamento com auriculoterapia pode incluir os pontos intestino grosso, intestino delgado, subcórtex e shenmen.
O ponto extra ErBai também pode ser incluído pelos seus efeitos em tratar hemorróidas.
O ponto fica 4 cun acima da dobra do pinho, proximal ao PC 7 Da Ling em ambos os lados do tendão radial flexor do carpo.

Em breve vou complementar este artigo com resultado de um caso clínico.
Fico grato a todos que quiserem complementar de alguma forma este artigo e deixar seus comentários e considerações.
Gostaria de saber se é possível tratar a colite ulcerativa somente com acupuntura, sem medicação e se tem cura.
obrigada LENA
Boa trade ,
minha mãe sofre de colite ulcerativa há bastante tempo devido a idade ela se tornou muito teimosa e com isso não toma os remédios no horário certo , quando ela melhora o sangramento deixa de tomar o remédio e depois a inflamação atac ai ela fica muito mal , tem também a questão da alimentação ela como tudo ñ tem cuidado com a alimentação eu não sei como proceder. Por gentileza me indique uma dieta para que ela possa fazer para que amenize o sofrimento de minha mão.
Existe muita pesquisa sobre dieta no caso de colite, sugiro procurar um especialista. Eu trabalho com acupuntura e depois de vários meses de tratamento tive respostas positivas no tratamento. Hoje está praticamente sem sintomas o paciente.
Parabéns pelo post! Trato um paciente com Colite Ulcerativa e ele está respondendo muito bem ao tratamento. Gostaria apenas de adicionar uma dica, a dupla de Vasos Maravilhosos CS6/BP4, que tem bons resultados em patologias crônicas.
Olá. Tenho Colite a 11 anos.
Nâo estou tomando medicamentos à algum tempo (2 anos) pois os mesmos não mostram ser eficientes. OS sintomas aparecem…fico numa crise por algum tempo e somem novamente… Estou pesquisando a tempos alternativas para auxiliar na melhora desta doença crônica. Pretendo iniciar a terapia com acupuntura pois acredito que me ajudará muito.
Infelizmente não estou encontrando postagens referente a quem tem colite e está utilizando está “técnica” para acompanhar os resultados.
Assim que obter algum resuktado, postarei aqui.
Olá Giancarlos,
Em inglês você encontrará muitos relatos positivos, vale sim buscar a acupuntura.
minha esposa tem 34 anos estamos a viver essa doença a cerca de um ano parece um pesadelo jatomou de tudo quanto a de medicaçao ja vai com o sexto tratamento de infliximab, e melhoras nada neste momento esta com artrite reumatoide nao se i que fazer dizem que a hipotse e operaçao mas…….nao sei que fazer se acunpuntura será eficaz para pelo menos evitar a operaçao se alguem tiver opiniao formada por favor partilhe a obrigado…..
Eu tenho RCU há 3 anos, e há 2 semanas comecei um tratamento paralelo com a acupuntura.(3x por semana) Já notei diferença! Parte dos sintomas desapareceram. Não imaginei que seria tão rápido, aliás eu nem estava muito confiante.
Recomendo!
Ola Dr., sou acupuntora e ha pouco tempo fui diagnosticada de Colite Ulcerativa. Estou tratando com alguns pontos que voce citou acima e tenho tido otimos resultados.
Recomendo aos portadores deste “bichinho sanguinolento”, pois trata se de um metodo natural e sem efeitos colaterais.
Abracos.
Obrigada pela oportunidade de poder acrescentar em seu blog esta experiencia.
Selma Viana.
Selma espero que possa juntar ao seu repertórido de terapias de forma justa.
Atenciosamente.
Espero com estas informações ajudar a quem busca ter uma qualidade de vida satisfatória. Embora se saiba que a doença não tem cura e o tratamento clínico da retocolite ulcerativa não deva ser descartado, principalmente com corticóides, imunossupressores e antibióticos como a sulfassalazina, mesalazina, etc, descobri uma forma caseira que está dando certo (pelo menos comigo) que sou portador da doeça há 22 anos.Tenho 46 anos e já tive várias recorrências da doença nesse período e sofri muito para chegar ao diagnóstico correto. Respondo bem à sulfassalazina (Azulfin) sem nenhum efeito colateral desconfortável. Acho que além de todas as teorias a respeito da doença terem algum fundamento, também incluo aqui o fator genético, já que minha mãe faleceu de câncer colorretal metastático (ovariano e peritoneal) e teve a doença algumas vezes. Meu pai conta que minha avó (portuguesa) que não conheci também tinha problemas intestinais graves e que na época tomava um medicamento granulado que não soube dizer qual era. Estou tomando há 17 dias um preparado à base de suco de beterraba cozida em panela de ferro com uma mistura de chá de malva. O gosto (e o cheiro) não são nada agradáveis, mas os efeitos já apareceram. A doença surgiu recetemente de forma leve, mas com os mesmo sintomas de sempe: desconforto abdominal, cólicas leves e perda da mucosa intestinal, com leve sangramento. Algumas crises de “corrida” ao banheiro também ocorreram, pois o trato intestinal se desregula totalmente e as evacuações se tornam “sedimentadas” e imediatas. A receita é a seguinte:
Compre com frequencia bastante beterraba e chá de malva, pois ele deve ser preparado aos poucos para não perder os nutrientes. A quantidade desta receita dá apenas para um dia e após o cozimento, o restante deve ser armasenado em geladeira.
250 gramas de beterraba picada em cubos e cozida numa panela de ferro com 1 litro de água por 6 minutos contados após a água começar a ferver. Depois adicione meia xícara de chá de malva nessa mesma água e mexa levemente deixando cozer por mais 6 minutos em fogo baixo. Espere amornar e moa no mix, depois coe. Esprema no coador com uma colher até retirar todo o suco e sobrar uma massa. A descarte. Beba (religiosamente) 4 xícaras desse suco (uma a cada 6 horas) durante 30 dias. Estou muito satisfeito com esta dica que obtive na internet, apenas faltou a proporção certa dos ingredientes, o que resolvi fazer dessa forma. Não sei se para casos graves funciona, mas comigo está resolvendo. Espero contribuir, com isto, de alguma forma, para ajudar quem precisa! Boa sorte!
parabens pelos conhecimentos que ajuda a todos nós. abraços