01-Medicina Tradicional
Ideogramas: 传统医学
Romanização: chuántǒngyīxué
Tradução literal: transmissão, tradição, convenção,estudo médico, medicina
Definição: Soma total de conhecimento, habilidades e práticas de cuidados holísticos para manutenção da saúde e tratamento de doenças baseadas em teorias, crenças e experiências transmitidas de geração a geração.
Definição da OMS: as práticas de saúde, conhecimento e crenças que incorporam medicinas baseadas em plantas, animais e minerais, terapias espirituais, técnicas manuais e exercícios aplicados singularmente ou em combinação com o tratamento diagnóstico e prevenção de doenças e manutenção do bem-estar.
Sinonímia: medicina complementar, medicina alternativa, medicina não-convencional, etnomedicina, medicina indígena.
Antinomia: medicina profissional científica, ocidental, halopática.
Profissionalização da Medicina Tradicional: ocorre com a medicina chinesa, formando um conhecimento mais organizado com sistema de morfologia, fisiologia, diagnóstico, terapêutica e doutrina sendo incorporado aos processos modernos de pesquisa.
Empirismo: com base nas práticas transmitidas de geração a geração a medicina tradicional não encontra comprovação científica e independe desta para sua legitimidade.
Cientificidade: Atualmente as práticas tradicionais encontram bases em pesquisas modernas no campo da física quântica, da neurofisiologia e outros ramos que comprovam e sustentam as práxis tradicionais.
Questões:Como você se coloca como pesquisador de uma medicina tradicional e seus paralelos com a medicina científica? Valoriza as bases cosmogônicas ancestrais em diálogo com a ciência moderna ou se baseia apenas na tradição ou apenas na medicina moderna materialista desprezando a tradição ancestral? Você estuda apenas as tradições desprezando a metodologia científica?
A medicina tradicional reúne práticas experimentais comprovadas por eras de pesquisas empíricas sendo considerada patrimônio da humanidade a ser atualizado e preservado pela pesquisa que vem confirmando os conhecimentos tradicionais.