02- Medicina Tradicional Chinesa (MTC)
Ideogramas:中医学
Romanização: zhōngyīxué
Tradução literal: meio, centro, china, medicina,estudo
Definição: Medicina tradicional que se originou na china e é caracterizada pelo holismo e tratamento baseado no padrão de identificação e diferenciação de síndromes.
Práticas: Tuiná, acupuntura, moxabustão, ventosaterapia, fitoterapia, dietoterapia, qi gong.
Paradigma: Na Ásia a medicina chinesaé considerada de atendimento primário enquanto no ocidente, mesmo estando presente desde o século XVIII, é considerada medicina complementar.
Origens: Tem origem na china pré-histórica com as práticas xamânicas, se desenvolveu com as práticas taoístas de meditação em que os mestres desenvolviam uma alta sensibilidade corporal.
História:Tem início no registro do Clássico do Imperador Amarelo, o mais antigo clássico da Medicina Tradicional Chinesa, uma compilação de textos mais antigos atribuída ao imperador amarelo.
Influências: Têm influências do budismo, taoísmo e neo-confuncionismo.
Metodologia: Baseada em um modelo indutivo e sintético, relacionando fenômenos diversos de maneira lógica e sincrônica, fundamentada em observações gerais e não micro-análises de laboratório.
Cientificidade: A maioria das organizações de saúde do mundo reconhecem a eficácia da acupuntura com relação a várias enfermidades, mas a abrangênciaterapêutica proposta pela MTC ainda demanda muita pesquisa científica.
Integração: No processo de desenvolvimento atual da Medicina Tradicional Chinesa, cada vez mais, é incorporado o conhecimento científico moderno da medicina ocidental.
Questões:Como praticante de medicina chinesa, você já desenvolveu alguma pesquisa ou estudos de casos? Para uma boa compreensão da medicina chinesa, você considera importante o estudo dos clássicos? Como
A Medicina Tradicional Chinesa possui uma racionalidade médica, isto é, um corpo de conhecimento organizado atualizado pela prática que em contato com a medicina ocidental se atualiza.