Há cerca de 5 anos atrás comecei a estudar acupuntura. Meu primeiro contato foi muito inspirador junto a Escola Neijing. Lá tive contato com qi gong, meditação e uma mistura própria que o Professor Corral Padilha da espanha tinha feito com a prática da acupuntura.
A inspiração foi boa, mas levei tempo pra aprender que não basta inspiração é preciso muta transpiração. Muito estudo mesmo pra tentar aprender medicina chinesa. Me envolvi com a cultura estudando chinês no curso china brasil e também voltei a estudar medicina chinesa da ABACO.
Assim, as coisas que aprendi sobre acupuntura podem ser listadas assim:
ACUPUNTURA NÃO É MISTICISMO NEM RELIGIÃO
Ela não é boa e funciona porque é antiga e tradicional e meio mÃstica e com bases filosóficas no taoÃsmo. Ela funciona como tantas outras praticas energéticas porque somos seres habitados por um sopro de vida (qi) e não se trata de acreditar mas de vivenciar essa prática de forma recional e também intuitiva. Uma pesquisa fenomenológica e uma disposição aberta para a clÃnica podem nos ajudar e entender essa posição da prática oriental chinesa na clÃnica do século XXI.
CUIDADO COM OS QUE SÃO MAIS CHINESES DO QUE OS CHINESES
Nestes anos eu vi pessoas que não tinham a menor noção de chinês, como eu também não tenho, mas aprendi a olhar os ideogramas no dicionário. Discutindo interpretações de clássicos como se fossem textos bÃblicos. Sem estabelecer um diálogo com a ciência ou a prática clÃnica, ou o yin yang que hoje digo felizmente para quem quer aprender, a dialética marxista das últimas décadas contribuiu pra consituição da medicina chinesa atual.
MEDICINA CHINESA É POSSIVEL DE SER APRENDIDA
Quando comecei a estudar, tudo pareci muito mÃstico, diagnóstico de pulso e lÃngua pareciam algo impossÃvel de se aprender e a intuição imediata parecia a única coisa que se tinha a aprender. Era mais uma questão de arte do que de estudo. Enfim, se quer aprender acupuntura, aprenda os pontos. Canais são feitos de pontos e acupuntura é sobre pontos e suas funções e combinações. Depois aprenda sobre medicina interna e se quiser ir além inclua, dietética chinesa, fitoterapia, auriculo e qi gong. Mas antes, aprenda os pontos. Para estudo dos pontos recomento apenas um livro ainda não traduzido para o português. Manual of Acupuncture do Peter Deadman
NÃO TEM CAUSAS NEM DOENÇAS LOGO NEM DIAGNÓSTICO E NEM ETIOLOGIAS
Medicina chinesa e acupuntura tratam padrões, paisagem no corpo baseadas na observação feitas por outra cultura a milênios. Assim não considera os fatores perversos do clima como “causas” mas são as próprias moléstias. O frio do vento não é causa do resfriado mas o próprio mal que se instala no corpo e precisa ser retirado. Assim o vento frio invadindo o meridiano do pulmão é o próprio vento frio e não gripe ou resfriado. Para a cultura popular parece razoável dizer uma pessoa que saia na rua e pegue uma chuva fria fique resfriada, ou que alguém que pegue um “vento encanado” possa ficar com torcicolo, embora para a medicina ocidental essas seriam no máximo uma causa de uma contratura e não o mal em si.
Quero continuar escrevendo aqui sobre acupuntura e medicina chinesa, espero ter participação dos visitantes do blog também neste tema.