Educação Online Baseada em Paixão

educação online

A educação está passado por uma transformação massiva e global sem precesdentes, uma verdadeira revolução. Ao contrário de ser uma ameaça  para a pedagogia,  a transferência de conhecimento de professores especialistas e alunos como apenas receptores está recebando mais que um upgrade está tento suas relações de poder transformadas radicalmente. O processo de aprendizado que defendemos há muito tempo e que está no centro da discussão sobre educação hoje em dia é aquele pelo qual o  aprendiz oriente o coração para aprender, com o qual ele pode aprender a aprender. Por isso, existe uma multiversidade, um espaço interativo contruído por professores e principalemten por alunos. E isso requer muito mais de alunos e professores dispostos a inovar, requer uma conspiração. 

É preciso paixão e persistência, a virtude dos profetas, como me ensinou Roberto Crema. Os alunos poem escolher o que querem estudar, os cursos se tornam muito mais orientados para o aluno. Centrado no aluno, o professor pode se tornar um facilitador para que o proprio aprendiz seja o protagonista no processo e seu interesse o mova a participar de fóruns e comunidades. O que estou dizendo não que é apenas coletivamente nós aprendemos, mas podemos aprender interagindo com outras pessoas e isso facilita a produção de sentido sobre a informação que é transmitida.

É muito interessante perceber as novas formas de produção que surgem de trabalhos públicados, ou realizados publicamente em cooperação. No campo da informática os grandes programas são feitos hoje em código aberto e colaboradores que trabalham de todo o mundo sem competição e sem recompensas individuais, mas aprendendo a ver que a cooperação e a transdisciplinariedade são palavras chaves para encontrarmos soluções para os principais problemas do século XXI.

Em todo mundo, comunidades de aprendizagem colaborativa se formam, astrônomos amadores, com o verdadeiro sentido amoroso que essa palavra pode nos resgatar, estão compatilhando informações entre si e com profissionais. Outro dia, navegando no universo virtual 3d chamado “second life” participei no observatório virtual técnicos da nasa e amadores reunidos com seus “avatares”. Se você não conseguiu ainda visualizar, não se preocupe há cada vez mais estranhamentos e surpresas deliciosas explorando esses novos universos pedagógicos.

Universidades como a MIT, colocam seus cursos online gratuitamente. No Brasil, a multiversidade realiza um trabalho pioneira reunindo áudio-visual, interatividade e produção de saber coletivo no ambiente escola-online.

Se isso não bastasse, a interenet está também ajudando a transformar radicalmente os modelos da comunicação de massa, onde a informação e disponibilizada por especialistas aos consumidores, para um modelo onde as pessoas podem produzir conteúdos online, mesmo que baseados em conteúdos já existentes.

Mas a utilização desses recursos em sala de aula por exemplo parece ainda oferecer alguns desafios. Embora já seja uma demanda dos alunos nas universdiades hoje, serão com certeza amanhã. Novas foramas de aprendizagem estão sendo testadas e também novas forams de avaliação. Um dos ítens mais relavantes quando se trata de educação online é a questão da colaboração e como estimular e facilitar esses processos.

Eu tinha uma paixão quando criança, ler enciclopédias e hq, hoje ela facilmente se converteu paixão em surfar pela internet, e esta é uma palavra chave. Eu pergunto, onde está sua paixão? O que você sempre sonhou em aprender mas não tinha mais ninguém na sua cidade ou na sua escola interessado? Bem, agora você não tem mais desculpas, descubra sua paixão e mergulhe no mundo da educação baseada na paixão, um universos de fóruns, wikipédias, comnidades e escolas virtuais em todas as dimensões já estão te esperando.

About The Author

Mario Fialho

Mário Fialho é pai do Miguel Luz, professor na multiversidade, clínica e escola em Niterói. Vive dedicado a escrever, ensinar e a cuidar de tudo que é bom, belo e verdadeiro com simplicidade. E agradece a sua visita.