14 – Madeira
Ideograma:木
Romanização:mù
Tradução literal: árvore
Definição: Uma das cinco fases correspondente à primavera, à cor azul-verde, ao fÃgado e à vesÃcula biliar, seu som é o grito.
InÃcio: A madeira é inÃcio do movimento das cinco fases, enquanto a água é o final.
Madeira se expande: a energia do fÃgado gosta de se expandir livremente, sem bloqueios.
Madeira causa de centenas de doenças: Corresponde a estagnação do qi do fÃgado, comumentepresente enfermidades crônicas e muitas vezes causa destas.
Flexibilidade: Afetando os tendões e o enrijecimento por falta de sangue está associado à madeira.
Madeira se transforma em fogo: por causa da natureza Yang do Qi do fÃgado, quando estagnado pode gerar calor perverso ou até mesmo fogo.
Fogo na madeira afeta o metal: O fogo tende a subir e atingir os pulmões o que pode gerar tosses e fleuma.
Madeira invade a terra: O fÃgado estagnado tende afetar horizontalmente a terra, tornando o Qi do baço deficiente e podendo gerar calor no estômago, entre outras desarmonias.
Deficiência na madeira gera vento: A estagnação do Qi do fÃgado gerando calor e fogo pode afetar o sangue e acarretar o aparecimento de vento interno.
Forma do corpo: Cútis esverdeada, cabeça pequena, face alongada, ombros largos, dorso ereto, corpo musculoso, alto, mãos e pés pequenos.
Sonhos: É comum aparecer relações com simbolismo do elemento madeira em sonhos.
Questões: Reflita, como está sua iniciativa pessoal, sua flexibilidade, como está o elemento madeira em você? Você expressa livremente suas emoções, ou ainda há muitas emoções contidas?
A madeira é o inÃcio do movimento, cheio de energia expansiva e liberando as emoções e o corpo, permitindo a flexibilidade, a ação firme e direcionada para os objetivos a serem alcançados.