09 –Diferenciação de sÃndromes tratamento
Ideogramas:辨è¯è®ºæ²»
Romanização:bià nzhènglùnzhì
Tradução literal: diferenciação, evidência, teoria, cura
Definição:Método de diferenciação de padrão/sÃndrome, por uma análise e sÃntese de informações clÃnicas obtidas através do exame de sinais e sintomas, que permitem determinar em que estágio a doenças está, sua localização, o grau de resistência energética ao fator patogênico e planificar um tratamento adequado.
Método: Obtenção da informação pela inspeção, auscutação, olfação, interrogatório e palpação e classificação pelos oito princÃpios.
Doenças: Embora também se utilize método de discriminação de doenças, o método “bià nzhèngâ€, de diferenciação de sÃndromes,é o método principal.
Propriedades do sistema de diferenciação de sÃndromes.
a) diferenciação por paciente: doenças que ocidentais consideram iguais podem ser causadas como conseqüências de sÃndromes energéticas diferentes e tratamentos individuais.
b) diferenciação por estágios: são formas de diferenciar o nÃvel em que se encontra o fator patogênico de acordo com o nÃvel energético que vai determinar tratamentos diferentes.
c) diferenciação de método: mesma sÃndrome pode ser tratada por diversas estratégias.
e) diferenciação de doenças: doenças diferente, se elas reúnem o mesmo zhèng (padrão) podem ser tratadas da mesma forma.
Distinção: Padrões energéticos não correspondem exatamente às doenças ocidentais, uma mesma doenças podem ocorrer segundo diversos padrões e um mesmo padrão pode acarretar doenças diferentes.
Protocolos: Como a diferenciação de sÃndromes é individual, a busca de tratamentos pré-determinados para uma doença pode não funcionar.
Pesquisas: O método individualizado dificulta as pesquisas com protocolos genéricos de tratamentos.
Questões: Você faz diagnóstico usando o método de diferenciação de sÃndromes ou usa protocolos para tratar seus pacientes? Como a diferenciação de sÃndromes diferencia a medicina tradicional chinesa da medicina predominante no ocidente?
O método de reconhecimento de sÃndrome e escolha de tratamento chinês é permite uma visão de conjunto da saúde e do tratamento, exigindo uma prática clÃnica criativa e individualizada.