12 – Yin e Yang
Ideogramas:阴阳
Romanização:yīnyáng
Definição: Funções gerais de oposição e complementariedade encontradas na natureza. Movimento incessante que provoca todos os fenômenos de transformação.
Corpo: No corpo, acima da cintura é yang e abaixo, yin; o exterior é yang, o interior é yin; as costas são yang e frente é yin, a parte lateral é yang, a medial é yin.
Zang fu: as vÃceras, fu, são yang, os órgãos, zang, são yin.
Função e forma fÃsica: Os órgãos tem funções consideradas yang e a forma considerada yin. A relação harmônica entre os dois polos é base da fisiologia energética. Todos os órgãos são tem porções yin e yang, podendo se falar do yin do rim, ou do yang do rim.
Diagnóstico:Não importando quão complexa seja a manifestação clÃnica, sempre serão reduzidas à s duas categorias: Yin ou Yang. Por exemplo: SÃndromes interiores de deficiência, e sÃndromes de frio são consideradas yin; enquanto sÃndromes de exterior, excesso e calro são consideradas yang.
PrincÃpios: Yin e Yang são opostos, interdependentes, se auto-consomem, se transformam um no outro e guardam uma parte yin no yang e yang no yin.
Sinais:
a) na face: Yang (vermelha, agitada); Yin (pálida, fria)
b) boca: Yang (voz forte, seca, sede); Yin (voz fraca, sem sede)
c) urina: Yang (escura); Yin (abundante e clara)
d) lÃngua: Yang (vermelha/amarela); Yin (pálida, com a lÃngua inchada)
e) pulso: Yang (rápido, flutuante, cheio, forte); Yin (lento, profundo, vazio, fraco)
Tratamento: Muito comum no tratamento com ervas e na dietoterapia, procurar plantas com propriedades opostas afim de equilibrar o organismo. Assim, se usa plantas yang pra tratar enfermidades yin.
Questões: Observando seus sinais, você se considera uma pessoa mais yin ou yang?
Yin e yang é muito útil na prática clÃnica do diagnóstico ao tratamento, não sendo apenas uma teoria filosófica, mas um fundamento sempre aplicado. Na verdade, pode-se resumir dizendo que a noção de saúde na medicina oriental é uma questão de saber equilibrar o yin e o yang em todos os seus aspectos.