13- Teoria dos Cinco Elementos
Ideogramas:五行å¦è¯´
Romanização:wÇ”xÃngxuéshuÅ
Tradução Literal:cinco, ir/movimentar, escola, estudo, doutrina.
Definição: Uma das teorias filosóficas da prática médica da China antiga que relaciona a composição e a evolução do universo fÃsico, definida pela natureza e as relações de geração e restrição das cinco fases: madeira, fogo, terra, metal e água. Dão a direção ideológica e metodológica da fisiologia, patologia, diagnóstico e tratamento.
SinonÃmia: teoria dos cinco reinos mutantes, das cinco fases, dos cinco movimentos, doutrina dos cinco elementos.
Ciclo de geração: madeira alimenta o fogo, que cria a terra, que esconde o metal, que carrega a água, que nutre a madeira. Essa relação geração se dá entre o elemento “mãeâ€e o “filhoâ€.
Ciclo de controle: a madeira invade a terra; a terra absorve a água; a água apaga o fogo; o fogo derrete o metal; o metal corta a madeira.
Utilidade:Embora tenha escolas que trabalhe exclusivamente com o modelo de cinco elementos, tratam se correntes reducionistas, na verdade, várias deduções a partir dos cinco elementos não funcionam, apesar disso, a maior parte das conclusões são relevantes e funcionam do ponto de vista pedagógico.
Elemento madeira fogo terra metal água
mentalidade Sensibilidade Criatividade Racionalidade Intuição Espontaneidade
emoção Raiva Alegria Ansiedade Tristeza Medo
órgão FÃgado Coração
Pericardium Baço Pulmão Rins
vÃscera VesÃcula Int. Delgado
San Jiao Estômago Int. Grosso Bexiga
sentido Visão/olho Fala/lÃngua Paladar/boca Olfato/nariz Audição/ouvido
gosto Azedo Amargo Doce Pungente Salgado
tecido Tendão Vasos Carne Pele Ossos
fluido Lágrimas Suor Saliva Muco Urina
fase da vida Nascimento Juventude Adulto Idoso Morte
Questões: Com qual dos elementos você se identifica mais? Você pode observar as fases da vida e energia de cada um nos cinco movimentos?
Cinco elementos junto com yin-yang formam as idéias chinesas mais amplamente utilizadas em todos os campos da racionalidade médica desenvolvida na china. Através deles, podemos descrever a dinâmica das enfermidades e descobrir a origem do desequilÃbrio.