23- Alma corpórea
Ideograma:é„
Romanização:pò
Tradução literal:alma corpórea.
Definição:É a contraparte yin da alma, reside no pulmão e ligado ao corpo, dissolve-se com a morte do corpo. Corresponde às expressões somáticas da alma, como sensações.
Origens: E considerada uma manifestação da essência relacionadas às sensações e emoções. Está para a essência como hun para o shen, mantém o dinamismo da essência. Tem origens na essência materna ao final da vida a alma corpórea volta a terra.
Sentidos: relacionado aos primeiras percepções do mundo e as funções fisiológicas relativas aos sentidos de audição, visão, sensação. Assim, o declÃnio da visão e da audição da velhice está relacionada ao po.
Choro e tristeza: Relacionado ao pulmão e a tristeza, choro e dor somática bem como dores emocionais.
Liberação emocional: É possÃvel traçar uma relação entre a respiração e as liberações emocionais tanto nas práticas bioenergéticas quanto no caso da meditação que acalma a mente. O equilÃbrio emocional, a estabilidade e proteção contra abalos emocionais também se relacionam a alma corpórea.
Dia: assim como a alma etérea se relaciona, na maioria das vezes, com problemas noturnos, a alma corpórea se relaciona aos hábitos diários.
Maternidade: O processo nutritivo e de estimulo da criança nos primeiros meses é feito através do po.
Emoções primordiais: Todas as vezes que passamos por uma separação durante a vida, a tristeza e o po são convocados e merecem ser tratado, isso vem da relação com a separação da figura materna.
Questão: Ao fazer uma prática respiratória você consegue perceber o Qi circulando? Isso ajuda a liberar suas emoções?
Po ou a alma corpórea é a expressão fÃsica do espÃrito suas funções vitais mais importantes, os sistemas vitais, digestório, respiratório e as funções estimuladas pelo contato fÃsico e verbal materno.