“A divindade é uma esfera cujo centro está em toda parte e a circunferência em parte alguma.â€
Upanishades
Vou tentar descrever minha percepção do nÃvel turquesa de consciência. Embore em geral eu me sinta bem amarelo e integrado em vários aspéctos da vida e claro, outros não . Como em todas as mudanças de nÃveis de consciência a mudança do amarelo para o turquesa são muitas e vou tentar destacar algumas tal como as percebo.
Como todos os nÃveis da espiral as estruturas anteriores tem que ser TRANSCENDIDAS E INCLUÃDAS, assim sendo. os principais problemas do nÃvel amarelo que é o excesso de estruturas inclusivas no pensamento precisam ser transcendidos.
O amarelo é o último nÃvel que vai operar com conceitos de desigualdade. Parece uma grande conquista realmente rever nÃveis, linhas, quadrantes e tudo mais que o pensamento integral permite, mas como toda estrutura também vai ser transcendida pelo nÃvel turquesa para um nÃvel transracional intuitivo.
No nÃvel turquesa, todo o espaço se torna perpectiva, tudo se torna ponto de vista equidistante de qualquer objeto e qualquer objeto se torna sujeito de todos os demais. A fusão entre sujeito e objeto, a não dualidade agora não se percebe apenas como experiência mental mas como experiência imediata no mundo.
Redes e teias de energias-pensamentos-karma, nexos de sentimentos, ondas, qi, forças, campos, teias, redes, links entre todas as coisas começam a se tornar realidades sensÃveis e um uma nova experiência para nomear essas novas realidades que emergem e se difereciam precisam ser construÃdas.
Novas pelavras e conceitos precisam ser construÃdos para que possamos falar de todos esses nÃveis seguintes e não temos ainda uma realidade consensual desses nÃveis para que possam ser assim facilmente comunicados.
Então, para as relações afetivas, para as ligações entre as pessoas essa experiência no campo sutil se torna uma percepção sensorial muito mais ampla, podemos tocar, ver e sentir esses nÃveis energéticos, assim chamados por falta de um nome melhor.
O mais impressionamente mesmo e por isso um nÃvel inferior sempre resiste ao nÃvel superior é que toda a estrutura mental que sustenta o nÃvel amarelo tem que ruir para que o nÃvel turquesa possa se manifestar.
Ai, ai, boa sorte pra nós. Eu apavoro de pensar em tanto tempo lendo e tentando entender tudo e ainda restam entender as questões básicas da vida. Quem somos nós? Quem nos criou, quem criou o criador (se é que existe um), quem deu inÃcio a esse grande jogo cósmico e porque? É tudo lindo demais, tudo maravilhoso demais, mas ainda estamos apenas navegando no grande oceano de sentidos celestiais e terrestres.
Viva o grande globo azul turquesa, viva as teias de luz que envolvem toda a vida na terra, viva todos os pensamentos harmoniosos, viva o amor, viva a dança e viva as crianças.
Mais sobre o nÃvel turquesa e a dinâmica da espiral.